Como montar um pergolado?

Ter um espaço fresquinho e bem iluminado na sua casa para relaxar em tardes ensolaradas é o desejo de muitos. E a melhor maneira de ter esse espaço é investindo em um pergolado para sua casa.

Perfeito para construir na parte externa da casa, como jardins, varandas, quintais, piscinas, corredores e garagens, um pergolado nada mais é do que uma estrutura de colunas e vigas aparentes, apoiadas entre si e com o teto vazado, fazendo a combinação perfeita entre sombra e ventilação. É muito comum utilizar móveis como poltronas e sofás para aproveitar os benefícios oferecidos pelo pergolado.

Podendo ser feito com vários materiais, como alumínio ou bambus para quem quer deixar o ambiente com clima de praia ou férias, os pergolados são tradicionalmente feitos em madeira. As madeiras mais utilizadas para a construção de pergolados são o eucalipto, peroba, pinus, madeira de demolição, jatobá e o bambu.

Quando feito pergolado de madeira é importante tomar alguns cuidados e tratar o material adequadamente para evitar o desgaste causado pelos eventos climáticos, como o sol, a chuva e insetos, como cupins. Com devidas precauções, o pergolado pode durar por muitos anos.

E na hora de construir o pergolado pode se sentir livre. É comum encontrar modelos de pergolados que vão desde os mais clássicos aos mais modernos e arrojados. Para quem quer dar um visual moderno no pergolado, invista em uma cobertura de vidro ou policarbonato. Já para os que gostam da estética mais rústica, plantas trepadeiras ou, até mesmo, plantas frutíferas, como as parreiras ou pés de maracujá, são uma boa escolha. Além de realçar a beleza do ambiente, as plantas presenteiam os moradores com frutas frescas. Por sinal, esta era a finalidade dos pergolados na Itália antiga, onde era usado para o suporte e cultivo de parreiras de uva. Somente tempos depois que o pergolado passou a ser utilizado em projetos de decoração.

Como construir um pergolado de madeira

Na teoria, constituir um pergolado de madeira é um processo simples, afinal, a estrutura é formada basicamente por colunas e vigas dispostas paralelamente.

Mas se você quer um passo a passo detalhado para te ajudar a montar um pergolado na sua casa, confira abaixo nossas dicas para fazer o pergolado:

  1. Primeiramente, escolha a madeira mais adequada para o seu projeto. Para isto, verifique se a madeira foi tratada corretamente para resistir às ações climáticas que será exposta e aos insetos. Também observe se a madeira está envergada ou empenada.
  2. Em seguida, tire as medidas do local onde o pergolado será construído. Garanta que as bases verticais tenham no mínimo 8 cm² por 3 metros de comprimento. Já as colunas laterais devem ter 15 por 5 centímetros;
  3. Para demarcar o local, use barbantes. As colunas do pergolado devem ficar sobre sapatas de concreto, enterradas de preferência com 60 cm de profundidade. Isso garantirá que a estrutura do pergolado fique firme e segura;
  4. As vigas devem ser unidas por uma ripa transversal. Repita o processo com todas as colunas.
  5. Utilize parafusos grossos e um nível de bolha para garantir um ângulo de 90º;
  6. As vigas da cobertura devem ter um espaçamento entre 20 a 40 cm entre elas;

Pronto, seu pergolado está montado e pronto para reunir a família e amigos para aproveitar.

Published
Categorized as Dicas

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *