Como criar um fluxo de automação de e-mail marketing que seja eficaz?

ilustração de envio de e-mails

A automação de e-mail marketing é uma solução eficiente quando se quer otimizar o trabalho da equipe, aumentar a produtividade, manter leads e clientes engajados e maximizar a assertividade de ações de marketing digital.

Mas, para atingir esses resultados é importante saber criar um fluxo de automação de marketing adequado, que considera o comportamento de seus leads e clientes, para abordá-los com a mensagem correta no momento exato.

Aqui, explicamos o que é fluxo de automação de e-mail marketing e como criar um eficaz, que ajude sua empresa a atingir os resultados de deseja. Confira!

 

O que é fluxo de automação de e-mail marketing?

Trata-se de uma sequência de e-mail marketing que é encaminhada a leads ou clientes específicos, incentivando-os a tomar uma ação. Essa sequência é feita em um software e os e-mails são disparados automaticamente.

Ao adotar o fluxo de automação, a empresa alcança benefícios especiais, como a economia de tempo da equipe, que não precisa realizar esse trabalho manualmente, podendo se dedicar a outras tarefas.

Além disso, a automação possibilita a segmentação da base de leads e clientes, com encaminhamento de mensagens personalizadas, o que melhora a taxa de conversão da empresa.

 

Como criar um fluxo de automação de e-mail marketing

A criação de um fluxo de automação de e-mail marketing envolve passar por diferentes etapas para assegurar que o trabalho seja feito corretamente e a empresa alcance os objetivos que deseja. Veja, a seguir, quais são essas etapas:

 

Estabelecimento de objetivos

Recomenda-se iniciar pela definição de objetivos que a empresa quer, se é nutrir um lead para fazê-lo avançar no funil de vendas, retomar um carrinho abandonado, entre outros. Assim a empresa conseguirá criar fluxos voltados a esses objetivos, tendo maior efetividade.

 

Segmentação

A segmentação da sua base de leads e clientes é essencial, porque possibilitará encaminhar o e-mail marketing certo, no momento exato, aumentando a possibilidade de engajamento e de tomada de ação.

 

Definição do gatilho para disparo do e-mail marketing

O disparo de e-mail marketing deve ser feito a partir de um gatilho específico, ou seja, uma ação de seu lead ou cliente. Ótimos exemplos são quando o lead fez um cadastro no site, recebeu, abriu e clicou em um e-mail, visitou um produto específico, abandonou um carrinho, entre outros.

Escolher o gatilho para disparo do e-mail marketing permite encaixar o lead ou cliente em uma parte específica do fluxo, fazendo com que avance naturalmente e se maximize a chance de tomada da ação que a empresa deseja.

 

Criação dos e-mails

Depois de definir os gatilhos para disparo, é importante criar e os e-mails. O conteúdo deve ser curto, trazer um CTA objetivo e claro, bem como layout otimizado para diferentes dispositivos, para possibilitar que a mensagem seja realmente visualizada.

Para facilitar ainda mais o trabalho da equipe, crie um calendário editorial, no qual definirá o conteúdo encaminhado e a periodicidade de envio das mensagens.

 

Análise de resultados e realização de ajustes

As ferramentas de automação de e-mail marketing possibilitam analisar resultados e realizar ajustes no fluxo, para corrigir pequenos desvios e garantir o alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa.

É possível analisar diferentes indicadores, como o de taxa de abertura, taxa de clique, taxa de descadastro e taxa de conversão. Dessa forma, será possível verificar o que funciona e quais ajustes podem ser feitos para otimizar os resultados.

 

Exemplo de fluxo de automação de e-mail marketing

Agora que você já conhece quais são as principais etapas da criação de um fluxo de automação de e-mail marketing, que tal ver um exemplo que pode ser implementado na estratégia de sua empresa? A seguir, confira possibilidades de fluxos:

 

Fluxo de boas-vindas

Opção destinada à recepção de leads. Possibilita nutri-los, para que avancem no funil de vendas e haja a conversão em clientes. Existe a possibilidade de montar um fluxo com:

  • E-mail de boas-vindas;
  • Encaminhamento de conteúdo novo ou popular;
  • Direcionamento para redes sociais;
  • Envio de eBook gratuito;
  • Encaminhamento de oferta com redirecionamento para vendas.

 

Fluxo de conversão em vendas

Esta é uma alternativa com foco na realização de vendas, convertendo um lead em cliente. Confira uma possibilidade de fluxo:

  • Encaminhamento do lead para conteúdo em outras plataformas;
  • Envio de oferta de download de eBook;
  • Apresentação de solução da empresa, com direcionamento à página para compra ou contato com um especialista.

 

Um detalhe importante: essas são somente sugestões de fluxos. Você também pode utilizar as alternativas padronizadas da sua ferramenta de e-mail marketing, que normalmente tem opções de boas-vindas, feliz aniversário, update de blog, retomada de carrinho abandonado, entre outras.

Se enfrentar dificuldade em configurar o fluxo de automação de envio de e-mail marketing, uma solução eficaz para esse problema é contar com o apoio de uma agência de marketing digital.

A razão disso é simples: a agência conta com profissionais capacitados nesse tipo de ferramenta, portanto, a configuração é exata para atender sua necessidade e gerar os objetivos planejados.

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