O arame é um produto que acompanha a história dos seres humanos, pois vem sendo utilizado ao longo de gerações em diversas atividades, desde a confecção de artesanato até a produção de cercas de proteção. Você quer saber tudo sobre esse material? Acompanhe o artigo.
Como é feito o arame
Os arames podem ser produzidos através de materiais como fio de ferro, aço, cobre entre outras ligas de metal.
Para produzir um arame é necessário a redução de uma barra maciça de um desses metais citados para obter barrar menores, vergalhões, fios elétricos e arame, variando conforme a espessura do produto final.
A trefilação, processo industrial que reduz a largura do metal utilizado, aumenta o comprimento até o tamanho desejado. A partir disso, o grau de resistência se torna a principal característica de um arame.
Conheça os tipos de arame
Por conta das diversas utilidades dos arames no nosso dia-a-dia, é importante entender um pouco mais sobre cada tipo de arame existente no mercado. Além de ter presença fundamental nos canteiros de obra, cada um tem funções e espessuras específicas.
Saber para que serve arame, além dos tipos e aplicações de cada um deles é útil para economia e utilização correta do produto. Sendo assim, conheça sete tipos de arame disponíveis no mercado nacional:
Arame Liso
O arame liso é o modelo encontrado com mais facilidade, sendo composto por apenas um fio de aço que possui alta resistência. No mercado, é possível encontrar o produto com diversas formas: oval, redondo e até arame revestido em PVC. Esse revestimento é ideal para instalações em áreas úmidas por conta de sua alta resistência à oxidação e corrosão.
Por conta do potencial de estiramento do material, a instalação do arame liso viabiliza uma distância maior entre os postes de fixação. Dessa forma, o arame é muito usado no cercamento de grandes propriedades rurais, além de ser aplicado em artesanato, decoração e montagem de cercas.
Arame Farpado
O arame farpado foi inspirado nas cercas-viva, feitas com galhos espinhentos, muito utilizadas nos tempos antigos, especialmente no século XIX, com o objetivo de delimitar o espaço de propriedades privadas, cercando o espaço dos animais e protegendo instalações militares e prisões.
Esse tipo de arame é constituído por dois fios torcidos, sendo que a cada 12 centímetros são inseridas algumas farpas afiadas. Por ser considerado um produto mais agressivo em comparação ao arame liso, é geralmente instalado com o propósito de aumentar as estratégias de segurança e afastar grandes animais. Sem contar que é a melhor opção para instalações em declives e curvas.
Arame de Aço Inox
O arame de aço inox é comumente encontrado em cercamento de locais onde a corrosão de outros materiais de proteção é mais frequente, como em cidades próximas ao litoral, por exemplo, ou que tenham contato com materiais corrosivos, como o cloro. Esse tipo de arame não oxida da mesma forma que o arame liso.
Vale ressaltar que o arame de aço inox pode ser utilizado como matéria-prima na fabricação de muitos produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia, como clipes e pregos.
Arame galvanizado
O arame galvanizado é um fio de aço que possui maior durabilidade, pois passa pelo processo químico da galvanização. Geralmente esse material é revestido com algum metal resistente à ferrugem, como o zinco, por exemplo.
Por ser mais forte e não correr o risco de enferrujar, o arame galvanizado é utilizado em diversas aplicações, especialmente para fabricar malhas e cabos de aço, treliças e cercas.
Arame recozido
O arame recozido é um fio de aço que passa pelo processo térmico chamado recozimento. Esse processo altera as propriedades do fio, aumentando sua durabilidade. Vale dizer que esse tipo de arame é encontrado geralmente na cor preta.
Além de ser utilizado na construção civil para fabricar os estribos, que são materiais necessários para construir colunas e pilares de casas e prédios, também pode ser utilizado no artesanato, tecelagem e na fabricação de produtos de esgrima.
Arame trançado
O arame trançado é o que tem maior resistência entre todos os outros tipos. Além disso, por ser maleável, o arame trançado é usado para amarração de grandes peças industriais ou vergalhões. Já nos canteiros de obra, esse material é usado para fixar a armação de concreto e também para amarrar madeiras e barras de aço.
Arame Laminado
O arame laminado, também conhecido como ouriço, chegou recentemente ao mercado com o objetivo de delimitar e proteger espaços de invasões, sendo mais afiado que o arame farpado. Esse tipo de arame forma uma rede em espiral com pontas afiadas em toda sua extensão.
Enfim, esses são os principais tipos de arame disponíveis no mercado com seus diversos usos. Além de conhecer todas especificações do arame, é importante ter em mente que esse é um produto com alta resistência e maleabilidade, podendo ser dobrado e torcido frequentemente.
Para encontrar o melhor produto acesse o site da Dimatelas e confira os tipos de arames disponíveis.