A imagem mostra uma representação do funil do inbound marketing, e seu funcionamento.

5 vantagens de investir em Inbound Marketing

Antes de mostrar todas as vantagens de investir em Inbound Marketing, é fundamental, explicar o conceito. O que é Inbound Marketing? O conceito se iniciou nos Estados Unidos e se popularizou em 2009. De lá para cá, cada dia mais empresas tem conquistado clientes usando esse método dentro do marketing digital!

Basicamente, o conceito de Inbound marketing é atração, já que ele usa conteúdos para atrair clientes. Diferente do marketing tradicional em que a empresa vai atrás do cliente, no Inbound Marketing é o cliente que veem até a empresa. Portanto, essas ações são criadas através das redes sociais, blogs e sites, além de atrair, elas têm o objetivo de construir um relacionamento.

Esse relacionamento tem como finalidade educar sua audiência e transformá-la em potenciais clientes. Além disso, ainda é possível usar essa estratégia para tornar sua empresa uma referência no mercado. Dessa forma, as empresas estão percebendo que investir em Inbound Marketing não é custo e sim um investimento que tem trazido excelentes resultados.

A imagem mostra uma representação do funil do inbound marketing, e seu funcionamento.

Ao investir nessa estratégia, sua empresa tem um retorno sobre investimento, maior que outras estratégias usadas no marketing digital. Sem falar, que ele custa 62% a menos que o marketing convencional. Aliás, é possível aplicá-lo em 5 grandes ações:

  • Redução de custos de aquisição de clientes;
  • Aumento da visibilidade da sua empresa;
  • Atração de clientes segmentados;
  • Otimização do processo de venda;
  • Geração de conteúdos que trazem autoridade para sua empresa.

 

Quais são as etapas dessa estratégia de marketing digital?

As etapas do Inbound Marketing seguem uma sequência bem definida:

  • Atração: aqui seu site, blog ou rede social irá atrair visitantes com o objetivo deles se tornarem leads. Para isso, é criado uma série de conteúdos que atraiam sua persona de forma espontânea. Assim, se construí um público mais engajado e interessado no assunto. Dentro dessa etapa, usamos técnicas como SEO e links patrocinados.
  • Conversão: visitas aumentando é o momento de converte-los em leads. Isso significa que ele irá passar de maneira espontânea suas informações em troca de um benefício ou recompensa. Para conseguir tal objetivo, entram em ação, a criação de ofertas, as landing pages e o CRO.
  • Relacionamento: aqui os leads já estão bem mais próximos de realizar uma compra. Mas, é preciso identificar em que etapa do estágio de compra ele se encontra, para oferecer conteúdo que o faça avançar em sua jornada de compra. A principal ferramenta usada aqui é o e-mail marketing.
  • Venda: o lead já está nutrido e as oportunidades de negócios já estão apresentadas, agora é o momento de a equipe de vendas entrar em contato em fechar a compra.
  • Análise: venda concluída é o momento de analisar o resultado e comprovar o ROI. Também é possível analisar as métricas para tornar a abordagem mais precisa.

Ainda podemos citar uma última etapa, que é tornar o seu cliente em um promotor da marca. Após a compra, o cliente está tão satisfeito que se torna um promotor da sua marca, divulgando seu produto ou serviço nas redes sociais.

 

5 Vantagens para investir em Inbound Marketing

Aqui vamos destacar 5 vantagens, mas fato é, que o Inbound Marketing apresenta muitas outras vantagens que apenas essas!

1 – Maior retorno sobre investimento: apesar de já termos citados, é sempre importante frisar, que essa é a melhor opção para você que precisa maximizar seus investimentos em marketing. Com uma boa produção de conteúdo, sua empresa irá atrair muitos clientes e essa é uma estratégia que funciona a longo prazo!

2 – Aumento da visibilidade: uma das estratégias mais importantes trabalhadas é o SEO. Todo conteúdo trabalhado precisa ter SEO, ele é fundamental para ajudar no posicionamento nos motores de busca. Assim, seus conteúdos conseguem se posicionar bem nas primeiras páginas de pesquisa do Google. Além do aumento da visibilidade, sua marca também conquista autoridade no mercado, fundamental para aumentar a venda.

3 – Gera leads qualificados: como trabalhamos com atração, os leads que chegarem até sua empresa, são pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço.

4 – Redução no custo de aquisição de clientes: essa métrica é fundamental para medir a saúde de um negócio. Quanto menos sua empresa precisa investir na aquisição de um cliente, maior será seu lucro.

5 – Possibilita entender as métricas: em todas as redes sociais ou sites, é possível verificar o alcance de um post e também entender o comportamento da sua persona.

Assim, essas são algumas das razões do porquê investir em Inbound marketing. Entretanto, se você não sabe por onde começar uma estratégia de Inbound marketing, recomendamos fortemente que sua empresa procure por uma agência de Inbound marketing.

Pode parecer simples, já que aqui resumimos os pontos, mas eles são muito mais complexos do que apresentamos! É preciso ter conhecimento estratégico em cada etapa, para que sua empresa alcance os resultados desejados. Portanto, não arrisque, contrate uma agência de Inbound Marketing!

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