Quem pensa em se candidatar a um cargo em concurso público deve conhecer, pelo menos, o básico sobre o assunto.
Se você nunca enfrentou uma seleção, mas sonha em fazer parte do quadro de funcionários públicos, fique atento aos assuntos que serão abordados neste texto. Eles trarão dicas preciosas para quem está começando a trilhar o seu caminho rumo à aprovação.
Para que você fique por dentro dos principais assuntos que norteiam uma seleção, separamos abaixo 5 tópicos sobre eles. Confira!
O edital é lei
Analisar e entender o edital de um concurso público é o primeiro passo para quem almeja alcançar um bom resultado.
O documento costuma trazer todas as informações que devem ser de interesse do concurseiro, como requisitos para participação, número de vagas, cargos disponíveis, remuneração, período de inscrição, estilo de avaliação e data da prova. Além disso, o edital traz o conteúdo programático e ementa dos conteúdos que devem ser cobrados na prova.
Sendo assim, estando de acordo com os requisitos e seguindo as recomendações a risca, você pode iniciar a sua preparação tranquilo.
Material adequado
Falando em preparação, esta é uma das maiores etapas a serem vencidas pelos concurseiros. Após a inscrição, ou até mesmo antes dela, você deve iniciar o período de escolha por um material adequado com o seu estilo de estudo.
Atualmente, o mercado oferece várias opções, desde apostila até vídeo aula para concurso. Desta forma, você deve considerar como melhor opção aquela que se adequa ao seu bolso e estilo de vida.
Neste ponto, os cursos online possuem uma enorme vantagem ao oferecerem flexibilidade e preço reduzido.
Estudo com questões
Uma vez iniciado o seu plano de estudos, você deve segui-lo com disciplina. Para ajudar a fixar os conteúdos você pode, e deve, variar os seus métodos de estudo, incluindo em sua programação mapas mentais, resumos e leituras.
Estudar resolvendo questões de concursos público é um dos métodos mais eficazes para ser aprovado rapidamente.
Esta prática, além de possibilitar a simulação de um ambiente de prova também ajuda na memorização dos conteúdos e mostra a aplicação prática dos conceitos teóricos vistos em apostilas ou vídeo aulas.
A importância das revisões
Além das técnicas de estudo mencionadas anteriormente, você deve fazer o uso de revisões periódicas em seu cronograma.
Considerada uma das melhores técnicas para o aprendizado quando utilizada em conjunto com a resolução de questões, a revisão permite que assuntos importantes não caiam no esquecimento.
O ideal é que durante todo o seu período de preparação sejam feitas, em média, cerca de 7 revisões de conteúdo.
Corpo são, mente sã
De nada adianta se dedicar aos estudos e descuidar da saúde. A sua preparação deve ser física e mental. Física porque seu corpo deve estar em ordem e bem alimentado e descansado. Mental porque será preciso memorizar os conteúdos e colocá-los em ação no dia da prova.
Para que isso esteja em sintonia, conheça seus limites e os respeite. Não esqueça de aliar aos estudos os momentos de descanso e lazer.