10 maneiras de organizar o guarda-roupas

Imagem mulher pensativa com lenço na cabeça, em pé perto de cabides com roupas

A correria do dia a dia faz com que deixemos as tarefas “menos importantes” de lado, para serem realizadas “quando der tempo”. Como é o caso do guarda-roupa. Afinal, nem todos os guarda-roupas são organizados como gostaríamos que fossem.

Se a sua rotina é corrida e você não tem muito tempo para organizar o armário, sabe que no decorrer da semana o espaço pode receber mais itens do que o comum, justamente para “esconder” ou para “organizar depois”. Mas, quando percebemos, o guarda-roupa está uma bagunça com diversos itens fora do lugar e aí não tem mais jeito: é hora de arrumar.

Mas, a boa notícia é que isso pode ser resolvido rapidamente, se você tiver uma lógica de organização para manter tudo no lugar, apesar da correria.

Saiba que manter a organização no guarda-roupa traz uma sensação de bem-estar e qualidade de vida. Ao contrário, a bagunça pode ser desgastante e gerar estresse, já que a pessoa pode perder horas procurando por uma peça roupa ou documento, além de passar todo o final de semana organizando os itens.

Falando nisso, como está seu guarda-roupa? Suas peças e jogo de cama casal têm espaço definido?

Muitas pessoas relatam que não definiram o espaço certo para cada tipo de peça, que não sabem quais vão para a gaveta e para o cabide e ainda que não sabem como lidar com a umidade.

Se este é seu caso, continue lendo as dicas que separamos para você organizar seu guarda-roupa!

 

Dicas de organização de guarda-roupas

“Como economizar espaço no guarda-roupa?” Essa é uma das dúvidas mais comuns, afinal, são muitos itens para guardar, por isso, a melhor ideia é sempre seguir algumas dicas de organização e manter tudo no local certo.

Por isso, separamos 10 dicas para ajudar você a manter seu guarda-roupa organizado. Confira!

 

  • Faça descartes anualmente

 

Sabe o “momento desapega”? Ele deve ser vivido, pelo menos, uma vez ao ano. Separe um tempinho para decidir o que fica e o que vai ser doado. Uma dica para facilitar é separar os itens em categorias:

  • Jogar no lixo: aqui entram os objetos quebrados, itens sem utilidades e roupas muito velhas. Lembre-se de não doar roupas ruins, ou seja, se você não usar pelo estado que está, outra pessoa também não usará.
  • Doação: as roupas não servem mais porque você engordou ou emagreceu? Faça uma doação e ajude outras pessoas com as peças que já foram úteis para você. Mas, se você não tem certeza se quer ficar com a peça, pense se você usou no último ano. Se não usar, vai para a doação!
  • Manter: as peças que você manterá devem voltar para o guarda-roupa para a arrumação começar.

 

  • Cada coisa em seu lugar

 

Determine os espaços para cada tipo de roupa e para as peças de cama. Guarde sempre tudo no mesmo local para evitar bagunça. Uma dica é colocar etiquetas de identificação, pois elas facilitam na hora de guardar tudo de novo.

 

  • Padronize os cabides

 

A padronização dos cabides colabora para a questão visual e facilita na hora de encaixar no varão. Por isso, use cabides específicos para roupas de festas, ternos e casacos, pois eles podem conservar melhor os tecidos e evitar deformidades.

Além disso, você pode pendurar nos cabides, jaquetas, calças e roupas sociais, para evitar que elas amassem nas gavetas.

 

  • Proteja as peças delicadas

 

As roupas de festas e peças com tecidos mais finos devem ser guardadas com capa e no lugar mais alto do guarda-roupa para não dobrar a barra.

 

  • Peças íntimas

 

As peças íntimas, como calcinhas, cuecas e meias devem ser guardadas em uma gaveta para evitar que elas se percam. Para isso, você pode usar caixas ou organizadores de gaveta, para evitar que um tipo de peça entre em contato com a outra.

 

  • Abuse dos organizadores

 

Os organizadores de gaveta ou de sapatos, bem como as caixas, são bem-vindos e podem ser usados de acordo com a quantidade.

 

  • Roupa de cama

 

Existe uma maneira bem fácil de guardar e encontrar os conjuntos de cama: basta guardar todas as peças juntas e dobradas. Uma dica é colocar as fronhas e o lençol de baixo dentro do lençol de cima, como se fosse um pacote.

 

  • Cobertor

 

O cobertor solteiro ou de casal devem ser armazenados em embalagens a vácuo para evitar mofo ou cheiro ruim. Esse ato também ajuda na hora de organizar, já que eles ficam isolados e com menos volume.

Para isso, podem ser usadas embalagens de plástico ou sacolas de tecido TNT, pois elas também ajudam na proteção.

 

  • Edredom e peças pesadas

 

Não é recomendado guardar edredons e mantas em sacolas de plásticos, pois atrai umidade, microrganismos e causar amarelamento nas peças. Prefira sacos de TNT ou embalagens a vácuo.

 

  • Toalhas de banho

 

As toalhas de banho podem ser armazenadas em gavetas ou em prateleiras do próprio guarda-roupa. O ideal é que o local seja limpo sempre que o item lavado for guardado.

Depois que tudo for organizado, será preciso apenas conservar a organização, para que você não precise fazer isso todos os dias. Fazendo assim, verá como sua rotina se tornará mais eficaz, já que não passará um bom tempo procurando por uma peça ou outra.

Agora que você já colocou tudo no lugar, sentiu que está faltando algum item importante? Acesse o site da Lojas Donna e encontre tudo o que você precisa para a sua casa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *